"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração". Uma frase simples, ao mesmo tempo complexa, a fórmula perfeita para a fotografia perfeita. Quem a proferiu aplicou-a, e de forma exemplar... Henri Cartier-Bresson.

Eu...

Amador e apaixonado pela arte de “congelar momentos”, herdei do meu pai o gosto pela fotografia. No virar do século, com a minha primeira “bridge” digital, abracei este meu hobby e nunca mais parei... Percebi a complexidade da fórmula de Bresson, e a dificuldade em conjugar os ingredientes nela contidos... Sou apenas um amador, e nessa condição respeito e admiro aqueles que se destacam nesta nobre arte, e sem pretensões, vou fazendo os meus registos até onde a minha linha de mira, cabeça e coração, o permitirem.

A todos os que visitam este meu espaço, deixo os meus cordiais agradecimentos.
________________________________________Miguel Rezende
-----------------------------------------------------------------------------

segunda-feira, 4 de maio de 2009

| almost twelve |

A manhã estava fria e chuvosa. O mês de Fevereiro ainda ia a meio, naquele Domingo entrava eu bem cedo, na Estação Ferroviária de S. Bento para dar “gosto ao dedo”. Sentei-me, passei a “pente fino” com o olhar toda a gare. Apesar do dia da semana, nada fazia prever que a estação estivesse tão calma, sem grande movimento, sem nada de interessante para registar. Ali permaneci paciente, na esperança de captar um momento digno de registo. Um par de horas mais tarde, era abordado por um casal de turistas ingleses, ambos reformados dos caminhos de ferro britânicos, que atraídos pela beleza de S. Bento, perguntavam-me pela existência de outras estações que pudessem fotografar. Enquanto conversava com o simpático casal, e já o fazia à longos minutos, entrava na gare um individuo que me chamou a atenção. Sapatos vermelhos, guarda-chuva na mão, imobilizou-se na entrada da gare com ar pensativo, e ali permaneceu por alguns minutos imóvel. Despedi-me do casal inglês, voltei a sentar-me. Pouco faltava para o meio-dia, a minha atenção voltou-se integralmente para o individuo de sapatos vermelhos. Olhou para o relógio e começou a caminhar em direcção ao túnel da gare. Levantei-me e fiz alguns testes de exposição. As nuvens entreabertas deixavam escapar os raios de sol, que juntamente com a chuva miudinha, davam a S. Bento a atmosfera perfeita para fotografar. Um pombo aterrava no chão e começava a caminha na minha direcção, o individuo chegou à boca do túnel e inverteu a marcha, parecendo perseguir o pombo. Fiz 3 disparos. Abandonei S. Bento, com a sensação de que tinha valido a pena a persistência em permanecer na estação aquele tempo todo...

Publicada na revista:
FOTOPLUS Maio 2008

Dados técnicos:
Canon EOS 350d | Canon EF 75-300mm III USM
Manual | 1/50 | f/5.6 | ISO 400 | 100mm

Sem comentários:

Enviar um comentário