"Fotografar é colocar na mesma linha de mira, a cabeça, o olho e o coração". Uma frase simples, ao mesmo tempo complexa, a fórmula perfeita para a fotografia perfeita. Quem a proferiu aplicou-a, e de forma exemplar... Henri Cartier-Bresson.

Eu...

Amador e apaixonado pela arte de “congelar momentos”, herdei do meu pai o gosto pela fotografia. No virar do século, com a minha primeira “bridge” digital, abracei este meu hobby e nunca mais parei... Percebi a complexidade da fórmula de Bresson, e a dificuldade em conjugar os ingredientes nela contidos... Sou apenas um amador, e nessa condição respeito e admiro aqueles que se destacam nesta nobre arte, e sem pretensões, vou fazendo os meus registos até onde a minha linha de mira, cabeça e coração, o permitirem.

A todos os que visitam este meu espaço, deixo os meus cordiais agradecimentos.
________________________________________Miguel Rezende
-----------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 12 de maio de 2009

| a invasão |

29 de Março de 1809... As tropas napoleónicas (cerca de 18 mil homens), comandadas pelo Marechal Soult, entram na cidade do Porto com a missão de a conquistar. A população aflita, foge em direcção à Ribeira. Utilizam a ponte das barcas para atravessar para Vila Nova de Gaia. A acção viria a conhecer uma enorme tragédia, de tal forma que ficou para sempre associada à história da Invicta. A ponte não aguentou o peso de centenas de pessoas que a atravessavam e colapsou (uma das mais plausíveis versões do acidente). 4 mil a 5 mil almas perderam a vida neste fatídico dia. No dia 12 de Maio de 1809, Arthur Wellseley, nomeado comandante chefe do exército anglo-lusitano, libertava por fim a cidade dos invasores...
200 Anos mais tarde (9 de Maio 2009), a cidade vive a Reconstituição histórica de um dos dias mais dramáticos que já viveu. Apanhado de surpresa, vi-me envolvido pelo cenário, felizmente tinha a máquina fotográfica comigo!

Dados técnicos:
Canon EOS 350d | Sigma 17-70mm DC 2.8/4.5
Manual | 1/320 | f/10 | ISO 100 | 53mm

1 comentário:

  1. Amigo Resende, já deu para perceber que de "amador" em fotografia, só mesmo a palavra. Pelo que tenho apreciado quer no Olhares, quer no seu blog, os trabalhos expostos, assim como a descrição sobre os detalhes da execução dos mesmos e não só,(refiro-me às descrições,à envolvência e motivação postos na construção do momento certo) ultrapassa de longe a maioria dos profissionais que por aí andam.

    ResponderEliminar